terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O PT foi o melhor governo que podemos ter

O primeiro post de 2014 começa com essa singela frase como título, frase essa ao qual tenho rotineiramente escutado dos defensores do governo Dilma e claro dos inúmeros seguidores do Partido dos Trabalhadores no Brasil. Mas diante de tantas notícias e previsões ruins de fato essa afirmação por parte deles é verídica?

O governo Lula em especial marcou o início da luta intensa contra a miséria no Brasil, desde então de 2003 até hoje milhares de brasileiros foram beneficiados por programas sócias criados ou reformulados pelo governo Lula, destacando-se o Bolsa Família. De fato podemos afirmar que fora um programa de suma importância e de muito sucesso, onde o mesmo alavanca milhares de votos ao PT que politicamente trabalhou muito para vincular a existência do programa ao partido (dando a entender que a troca de partido seria o fim)
Lista dos principais programas sociais do PT:

- Bolsa Família;
- Minha casa, Minha vida;
- Mais Médicos.

Jamais questionarei a legitimidade de um programa social, eles são de suma importância para correção da desigualdade no Brasil que vem de longa data, além do mais, qualquer pais decente que se prese, utiliza-se de programas sociais buscando sempre a diminuição da desigualdade e geração de oportunidades a todos. O ponto a ser questionado é onde fica a contrapartida para os tantos programas existentes e que podem estar por vir? Questionamento esse que falta ao meu ver para muitos brasileiros, ao mesmo tempo que avançamos no aspecto social, estagnamos no aspecto produtivo.


A educação, a saúde e a segurança são temas batidos e corriqueiros em qualquer debate político, onde em tempos de eleições são usados diversos números (que não dizem nada) para defender governo X, Y ou Z. De fato caro leitor nós não conhecemos um plano educacional a décadas, o mesmo é bom lembrar vem sendo deteriorado desde o governo militar, e entra governo e sai governo escutamos sempre as mesmas coisas, investimos x na educação, criamos y escolas e o resultado na prática se não é o mesmo é cada vez pior. Nossa economia passou um boom puxado pelo preço das commodities (fruto do efeito China) e fruto da expansão do crédito, aliado ao crescimento do classe C (beneficiada pelos programas sociais), nossa taxa de desemprego também veio ladeira abaixo e permitiu que a política de consumo do governo obtivesse sucesso. Essa sensação de bem estar (falsa) acaba sendo influenciada na nossas escolhas na hora do voto. É contudo importante notar que vivemos a 4 anos em clima de alta inflação (acima do centro da meta 4,5%) e com taxas de crescimento do PIB a taxas ridículas (não vale usar 2010, quando crescemos 7,5% de nada que no caso seria 2009).


Caros isso é fruto do não investimento nos últimos 7 anos em infraestrutura (de péssima qualidade) e fruto de uma educação de péssima qualidade que nos ronda a mais de 20 anos, nosso custo de produção é elevadíssimo, a produtividade do brasileiro é baixíssima (fruto da baixa escolaridade), fruto de um Estado paternalista e extremamente inchado, essas questões são tão importantes quanto aos programas sociais, são elas que darão sustentação (renda) para permitir que os programas sócias cresçam e tragam benefícios para mais brasileiros. Infelizmente o governo atual e o governo passado pecaram muito, vimos no final de 2013 uma luz no fim do túnel com as concessões públicos – privados para reparar parte do nosso atraso em infraestrutura, é necessário agora se olhar para a educação, 20% do PIB não basta, precisamos ser ousados, precisamos de reforma de verdade na educação, que passa por uma boa infraestrutura para os alunos, bons salários para os professores e principalmente da recuperação da família, sem essa última estaremos condenados ao pragmatismo que nos cerca a décadas, e seremos motivo de piada por muitos anos.

Por fim desejo mais ética e moral para toda a sociedade em geral, desejo um ano de sucessos para todos e que possamos ser felizes no início da campanha eleitoral que nos aguarda.

Até a próxima!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário