terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A incapacidade ao individual

Começo meu artigo questionando meu próprio título, que diabos seria a incapacidade ao individual? Isso soa no mínimo de forma curiosa e de fato é sim bastante curioso. Tenho notado constantemente em debates (alguns calorosos) sobre as questões políticos e sociais brasileiras, e em quase todos os casos eu me deparo com uma generalização das coisas, essas “coisas” chamo de ideias e palpites extremamente perigosos e quase sempre maldosos de quem o faz.

- A desigualdade social:


Em muitos debates sobre programas assistencialistas do governo em um grupo de classe média eu tenho notado um crescente ódio da classe, aos favorecidos pelo programa. Nas críticas ao programa encontra-se o famoso bolsa família, as cotas e agora o livre acesso ao transporte público aos universitários. Participantes do debate questionavam que o excesso de benefícios torna o beneficiário preguiçoso (usando seus termos, eles acordam as 11 da manhã). Ai entra o individual, atitude de x elementos podem classificar por todos? Primeiro apontamento ao título tão estranho. Vamos agora questionar o programa, eu e acredito que muitos defendem a existência dos programas sociais, são uma espécie de remédio do Estado contra o próprio Estado que não cumpre com suas obrigações, em especial pela péssima qualidade do ensino público. Mas o programa por conta disso deve existir dessa maneira sem contra partida? Seria mais lucrativo no longo prazo para as contas públicas que o Estado incentivasse (via continuidade no programa) a qualificação desses que recebem o benefício, pois bem, pessoas com até 45 anos tem saúde suficiente para trabalhar. Portanto cria-se condições para isso e o Estado sim pode criar.

- Violência:


A violência é outro importante ponto que me leva ao título, os crimes vistos pela sociedade são vistos sempre como o negro ou o pobre fruto de toda violência das cidades, o favelado de forma geral é visto como criminoso, existem aqueles que defendem o extermínio nas favelas como forma de combate ao crime nas grandes cidades. Então vamos combater violência com violência mas somente dentro das comunidades, então mais fácil que punir um indivíduo e punir toda a classe? Parece exagerado de minha parte leitor, porém não é! A classe média deseja ansiosa o fim dos menos favorecidos, culpando os mesmo por todas as tragédias do país! Os menos favorecidos por sua vez olham para a Classe média desejando chegar até eles (Nível de consumo) mas o detestam e nessa briga de gato e rato a sociedade torna-se dia após dia mais violenta, e pior tirando o foco do problema de quem deveria.

- Política:


Esse talvez seja o ponto mais contraditório do artigo, é comum a classe média culpar os menos favorecidos pelo resultado das urnas, quem nunca ouviu coisas como “Culpa de moradores da região X se venderam por um BRT” “Culpa do nordeste que vota inteiramente no PT”. Caros a classe média representa o maior grupo do colégio eleitoral do Brasil, grupos que votam pela melhoria no transporte público não ignorantes, são como você que vota pelo aumento do seu bem estar social que se resume fácil acesso ao consumo e sua ilusão de riqueza. Agora quem permitiu isso? Sim meu caro, infelizmente sim foi o PT com o Governo Lula, que através de liberação do crédito e redução de impostos impulsionou o consumo para você. Então você que crítica o trabalhador por votar em um candidato X por melhorias no transporte público, por sua vez não deveria se auto criticar por votar em melhorias ao acesso ao consumo? O voto raramente é escolhido de outra forma a não ser o seu próprio bem estar, assim sempre foi e assim sempre será! Não adianta generalizar uma classe e culpa-la por todos os problemas da vida!
Por fim a minha crítica “geral” é contra o geral! Sim contraditório dessa forma! Precisamos ser mais precisos, nosso sistema judiciário reflete isso, nossas medidas de combate ao crime nos estádios é um excelente exemplo, não se pune o indivíduo, mas sim o grupo (torcida organizadas). Vejo isso com um enorme contra senso na sociedade brasileira hoje, sobra generalização, sobra luta de classes e sobram culpados! Mas culpados de forma individual, reflita sai do senso comum, procure seus verdadeiros mártires, não generalize um grupo não pode responder por um indivíduo e um indivíduo não pode se sobrepor ao geral, causando mazelas social a aqueles que cuspe e rosna ao geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário