terça-feira, 6 de maio de 2014

Campeonato Brasileiro 2014, pequenos públicos, pequena qualidade, altos preços.

A cerca de 3 semanas se iniciou o campeonato brasileiro de futebol de 2014, passado esse momento já voltamos a cair em velhos debates que passam pela qualidade do futebol apresentado e o preço médio de ingressos praticados pelos clubes, em especial nas novas arenas. Notamos que o preço baixo faz diferença mas que também a boa promoção do evento é capaz de levar muita gente ao estádio. Sim estou me referindo aos jogos do Fluminense e São Paulo em seus mandos com baixos preços, o Fluminense por exemplo teve o ingresso mais barato custando R$ 10,00 no último sábado que resultou em quase 45.000 pagantes e pouco mais de 50.000 presentes no estádio, torcedor esse motivado pelo preço, mas também motivado pelas belas apresentações que o clube vinha apresentando desde a chegada do seu novo comandante Cristóvão Borges. Já o Corinthians através de uma bela promoção do jogo que marcaria assim a despedida do clube do Pacaembu conseguiu levar pouco mais de 36.000 pagantes ao estádio do Pacaembu, mesmo se cobrando um pouco mais caro pelo ingresso. Esses exemplos são importantes para se mostrar que existe um potencial a ser explorado no futebol brasileiro e que é dever da imprensa e em especial dos dirigentes diretamente envolvidos com o espetáculo tornem isso possível.


Exemplos do Flamengo e Atlético MG precisam ser também citados, é a prova que a combinação de preços elevados com péssimo futebol é simplesmente a combinação de estádios vazios e de certa forma prejuízo não só financeiro mas na imagem do clube e do campeonato, no caso do Flamengo ainda mais grave, pois esse time e historicamente também, o Flamengo costuma ser puxado para frente quando o calor de sua torcida empurra o adversário para baixo. Portanto cobrar preços abusivos ao futebol de péssima qualidade, reflete em estádio vazio e o Maracanã do tamanho que é, representa um estádio frio, tornando o maraca em praticamente um campo neutro para o adversário, essa questão é menor pertinente por exemplo, no caso do Atlético Mg, que joga no independência de capacidade de público completamente inferior ao ex maior do mundo.


Outro ponto que me chama atenção e me incomoda de forma constante e cada vez maior, é maldita catimba que persiste na cultura do nosso futebol, é um espetáculo de saltos e encenações feitas pelos atletas, que mais parece um peça teatral com um tom de drama de novela mexicana daquelas que costumavam ir ao ar no SBT. Diante disso ainda contamos com ajuda dos árbitros em marcarem falta a qualquer contato entre os atletas e posteriormente com erros gritantes em marcações de penalidades ou não. Aos que assistem por exemplo, a Premier League (1º divisão inglesa) e a Bundesliga (1º divisão alemã) nota uma grande diferença do futebol jogado por lá, que é extremamente compacto com inclusive os clubes de menores investimentos jogando fechando os espaços e oferecendo forte resistência aos maiores e principalmente um futebol jogado, sem o cai cai e todo drama que estamos acostumados a assistir a cada contato físico no futebol brasileiro.


Posso estar sendo completamente cego e rigoroso, contudo vejo uma perda total de qualidade no futebol apresentado em nossas terras, e isso vem ocorrendo a anos, vejo nossos treinadores em grandes maioria ultrapassados e infelizmente super valorizados se achando o dono da razão, com velhas desculpas de orçamento e de o campeonato brasileiro ser o mais disputado do mundo. Contudo o que nos é apresentado é futebol arcaico, ou seja, um futebol lento, travado e com muitos espaços, fora a nossa tradicional malandragem como forma de resolver um jogo, afinal de contas quantas faltas estranhas foram marcadas que não resultaram em um gol de bola parada que decidiu um jogo? Estamos na hora de refletir para qual caminho irá seguir o nosso maior esporte, caso contrário estaremos fadados a mais e mais posts semelhantes ao atual.




2 comentários:

  1. Oi, Rodrigo.
    Agora entendi que estou falando com um especialista. ;) E você não está sendo rigoroso, apenas lógico. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs sim! As vezes costumo agir com rigor, mas esse não foi o caso rs.

      Grande abraço!

      Excluir